DEBATE - I


Origem: Livro de Visitas – 528
Data:12/09/2003 21:41:09 - IP: 200.240.65.231
Nome: Ricardo
Cidade/Estado: São Paulo-SP

Olá pessoal, eu agradeceria muito se vocês puderem remeter essa minha mensagem para o Cmte. Roberto Rodrigues Mola, a respeito daquela página da Internet que fez comentários distorcidos a respeito da carta que ele remeteu a aquele site não confiável.

Essa mensagem mandei para o site com o endereço internete abaixo durante os debates que tive sobre nosso caro Santos=Dumont e sobre os irmãos Wright.

http://forums.avsim.net/dcboard.php

Essa mensagem tem muitos esclarecimentos a respeito das distorções que aquele site fez a respeito da suposta não necessidade de usar a catapulta pelos irmãos Wright. Eles misturam fatos verdadeiros com afirmações incorretas para chegar a uma conclusão falsa e não mostraram as provas e nem poderiam, pois tais provas não existem.

Muito obrigado

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A página da internete que você mencionou, e que diz que os irmãos Wright não precisavam usar catapulta para voar, não disponibilizou todas as informações necessárias para os possíveis leitores entendessem corretamente o assunto.

O que essa página da internete fez não foi correto e apenas escreveu uma parte da história, não apresentando as provas de suas afirmações.

As possíveis pessoas que lerem tal página terão uma visão distorcida da História. Com isso, tal página da internete não é confiável e não tem credibilidade com certeza, porque não colocou todas as informações necessárias para uma correta compreensão do assunto.

O aparelho dos irmãos Wright sempre necessitou de uma força externa para decolar: Catapulta, Gravidade ou Vento.

O aparelho dos irmãos Wright nunca foi capaz de decolar com seus próprios meios.

As razões disso serão explicadas abaixo.
http://www.first-to-fly.com/History/History%20of%20Airplane/santos_dumont.htm

A página da internete acima não é confiável e as razões disso serão vistas abaixo.

Antes de 1908 até a primeira apresentação pública dos irmãos Wright na França e durante vários meses à frente de 1908 os irmãos Wright usaram assistência externa: Trilhos, Vento, Catapulta, ou Gravidade para decolar.

Em 1904 durante alguns meses quando os Irmãos Wright não usaram a catapulta ou a gravidade para decolar as experiências deles não foram boas e eles falharam porque eles eram dependentes do vento por isso eles passaram a usar uma catapulta a partir de 7 de setembro de 1904.

Mais detalhes abaixo.

Foto de 1903 disponível no seguinte endereço da internete:
http://aviationhistory.info/i/photo/Wright/Kitty-Hawk-1903.gif

Decolagem em Plano Inclidado - no popular:  Morro abaixo !

Decolagem em Plano Inclinado

Como pode ser visto na foto eles usaram a gravidade e trilhos nas experiências alegadas de 1903.

Como você pode ver nas fotos eles estão no morro de Kill Devil e eles usaram a gravidade como catapulta para decolar morro abaixo. Eles não usaram uma catapulta para decolar, mas o resultado final é o mesmo que o obtido por uma catapulta. A gravidade foi uma força externa utilizada para ajudar na decolagem com certeza. Eles foram catapultados pela gravidade.

Veja as seguintes fotos  no endereço da internete:
http://www.centennialofflight.gov/wbh/wr_experience/1903a/creation/ED.htm

O trilho (mono trilho) é bem visível na foto. Esse trilho é uma ajuda externa para a decolagem.

Decolagem Catapultada - Ao ampliar a imagem, notem o "gancho" da catapulta no fim do trilho, sob o aparelho !

Decolagem Catapultada
"Gancho" da catapulta

Mais fotos do trilho (mono trilho) usado em 1903 no seguinte endereço da internete:
http://aviationhistory.info/i/photo/Wright/first-flight.gif

O trilho é bem fácil de ver nessa foto.

Lançamento catapultado

Os trilhos foram usados no primeiro vôo alegado, e o vento foi usado como uma força externa para a decolagem no suposto vôo de 17 de dezembro de 1903.

O Diário de vôo do irmãos Wright de 1904 está disponível no seguinte endereço da internete:
http://www.centennialofflight.gov/chrono/log/1904HuffmanPrairie.htm

Diário dos Wrigth de 1904

No ano de 1904 eles tentaram decolar sem o uso da gravidade por alguns meses, mas não foram bem sucedidos com os seus resultados, porque eles precisavam de condições meteorológicas favoráveis com relação aos ventos para poder decolar.

Eles não tentaram voar por muitos dias em 1904 durante os messes que antecederam o estabelecimento do uso da catapulta.

O total de dias trabalhados com isso foi somente de 17 dias, porque eles eram dependentes de uma força externa que era o vento para conseguir decolar. Os trilhos estavam sempre disponíveis, mas os ventos não estavam por causa das variações das condições meteorológicas.

Dias trabalhados com isso por mês em 1904: 1 dia em maio, 4 dias em junho, 1 dia em julho, 11 dias em agosto. Total de dias: 17 dias.

Depois disso eles concluíram que precisavam de uma força externa que estivesse sempre disponível, então passaram a usar uma catapulta a partir de 7 de setembro de 1904.

Conteúdo do diário de vôo dos irmãos Wright de 7 de setembro de 1904: (conforme pode ser lido no imagem anterior)

“Dispositivo de catapulta usado pela primeira vez nessa data para auxiliar a decolagem nos limites de seu campo de vôo e fazer com que fique mais independente das condições meteorológicas. Vôo testemunhado por Katharine Wright and Melba Silliman.”

Depois disso eles sempre usaram a catapulta, eles só não usavam a catapulta quando eles tinham bons ventos, mas o vento é um auxílio de força externa com certeza. Um avião de verdade não precisa de uso de vento para decolar e voar.

Diário de vôo do irmãos Wright de 1908 está disponível no seguinte endereço da internete:
http://www.centennialofflight.gov/chrono/log/1908HunaudieresRaceCourse.htm

Diário dos Wrigth de 1908

No primeiro vôo público dos irmãos Wright foi usado mais um outro auxílio externo para segurar a asa direita para manter o equilíbrio durante a aceleração do aparelho.

Conteúdo do diário de vôo dos irmãos Wright de 8 de agosto de 1908:

“Testemunhas dos vôos, primeiro vôo publico dos irmãos Wright, incluem Ernest Archdeacon, Hart O. Berg, Leon Bollee, Louis Bleriot, ...<...>... O motorista de Berg, Fleury, foi quem segurou a asa direita mantendo o equilíbrio até a velocidade de aceleração da máquina deixando-o para trás.

Os irmãos wright de vez em quando se acidentavam. Isso  aqui é só uma curiosidade.

Conteúdo do diário de vôo dos irmãos Wright de 13 de agosto de 1908:

“Vôos testemunhados por Hart O. Berg, Leon Bollee, Lt. Mario Calderara, …<…>… Máquina danificada no pouso, vergas, varetas e um escorregador foram quebrados. Por causa dos necessários reparos os vôo não aconteceram mais até 21 de agosto no novo campo de Le Mans.”

Mais um outro Diário de vôo do irmãos Wright de 1908 está disponível no seguinte endereço da internete:
http://www.centennialofflight.gov/chrono/log/1908CampdAuvours.htm

Diário dos Wrigth de 1908

Conteúdo do diário de vôo dos irmãos Wright de 3 de outubro de 1908:
“Novas hélices com pás mais largas foram usadas pela primeira vez. O pouso ...”

Naquela página da internete que você mencionou tem um parágrafo com os seguintes dizeres:

“Wilbur Wright presenciou o chauvinismo da anticatapulta na França em 1908 quando ele atingiu um recorde de altitude e a Federação Aeronáutica Internacional negou a ele o recorde atingido porque ele usou uma assistência externa na decolagem. Para provar aos franceses que qualquer assistência dada pela catapulta era fora de propósito, Wilbur tirou as ajudas de decolagem e estabeleceu um novo recorde.”

Esse fato aconteceu realmente e foi em novembro de 1908.

Agora veremos a causa disso.
Conteúdo do diário de vôo dos irmãos Wright de 3 de outubro de 1908:

“Novas hélices com pás mais largas foram usadas pela primeira vez. O pouso ...”

A página da internete que você mencionou não faz nenhum comentário sobre as novas hélices instaladas na máquina dos irmãos Wright, que era chamada de Flyer 3. Depois que essas novas hélices foram instaladas em 3 de outubro de 1908, o Flyer 3 passou a ser bem diferente daquele “Flyer 3” com que os irmãos Wright fizeram os seus primeiros vôos públicos na França.

Para o Flyer 3 conseguir decolar   sem a catapulta foi preciso novas hélices e ainda, aumentar o comprimento dos trilhos.

De qualquer forma o Flyer 3 ainda foi dependente de um auxílio externo: os trilhos.
Portanto o Flyer 3 ainda não era um uma máquina completa igual a um avião de verdade.

Do jeito que é colocada a informação naquela página não confiável da internete, parece que o Flyer 3 decolou sem nenhuma ajuda, e que era o mesmo “Flyer 3” das apresentações públicas inicias dos irmão Wright  na França, sem nenhuma modificação.

Dá a impressão que a máquina deles tinha a capacidade de decolar com seus meios próprios sem o uso de qualquer auxilio externo, e que o Flyer 3 somente usava os auxilio externos por puro gosto e capricho dos irmão Wright.

Isso não é verdade como pôde ser visto pelas informações que apresentei acima: Instalação no Flyer 3 de novas hélices com melhor desempenho e aumento do comprimento dos trilhos para poder decolar naquele dia do novo recorde estabelecido por Wilbur Wright.

Mais uma importante observação: Quando o Flyer 3 fez essa proeza foi bem depois dos pioneiros europeus terem feito suas decolagens com seus próprios meios sem nenhum auxílio externo e bem depois dos irmãos Wright (Wilbur) terem feito vários vôos na França.

Os irmãos Wright aprenderam com os europeus como era um avião completo e fizeram modificações no Flyer 3 para poder atingir essa capacidade. Portanto esse feito dos irmãos Wright não foi nenhuma surpresa.

Portanto, os irmãos Wright sempre foram catapultados por uma catapulta, ou catapultados pela gravidade e nós também podemos dizer que relativamente foram “catapultados” pelo vento de proa.

A máquina dos irmãos Wright com absoluta certeza sempre foi dependente de um auxílio externo para decolar naquela época.

Somente em 1910 os irmãos Wright puseram rodas na sua máquina e depois de alguns desenvolvimentos sua máquina passou a ser completa e tornou-se um avião de verdade, mas muitos outros pioneiros fizeram isso antes deles.

Portanto, a página da internete que você mencionou, onde está escrito que os irmãos Wright não precisavam de catapulta para voar não forneceu todas as informações necessárias para os possíveis leitores.

O que essa tal página da internete fez não foi correto e apenas mencionou uma parte da história e não forneceu as provas necessárias para comprovar o que ela disse.

Portanto as pessoas que possivelmente a leiam, passarão a ter uma visão distorcida da história e a conclusão é de que essa tal página da internete não é confiável e não tem, com certeza, nenhuma credibilidade

Ass.:  Starlog

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