Primeiro Ultraleve Motorizado

Demoiselle

Gustavo H. Albrecht

Manter viva na memória do povo os feitos heróicos dos aviadores que escreveram nossa história é uma missão de todo brasileiro.

Às entidades ligadas à aviação cabe grande responsabilidade nesta tarefa e a ABUL-Associação Brasileira de Ultraleves julgou oportuna a reedição de uma obra que retrata a posição do Ministério das Relações Exteriores sobre o tema envolvendo o primeiro vôo de uma aeronave de asa fixa motorizada.

Rendemos assim uma homenagem a quem projetou, construiu e voou também o primeiro ultraleve motorizado, o "Denioiselle". Nesta obra lançada em l941, o autor coletou extenso material que mostrou, sem dúvida, a quem pertencia a primazia do vôo do "mais pesado que o ar".

Há, contudo, pessoas que ainda insistem em dar esta primazia aos Irmãos Wright, apesar de tantas evidências, algumas delas inclusive, não levantadas pelo nosso Embaixador Aluisio Napoleão.

•     Nos anos de l903, 1904 e l905 os Wright voavam um planador.

•     Em 1904 os irmãos Wright requereram na Inglaterra, de acordo com a revista americana FLIGHT nº 774, a patente para sua invenção: um planador. Receberam-na com o nº 6732.

•     Por que eles, que alegaram voar de avião, pediram uma patente para um planador??

•     Santos Dumont fez seu primeiro vôo em 23 de outubro de l906.

•     Em 1907, quando Charles Voisin e outros franceses também já voavam, os Wright estiveram vários meses na França, hospedados no Hotel Meurice- quarto 516, quando adquiriram o motor com que voariam em 1908.

•     Por que em 1907, quando na França, os Wright não procuraram aqueles que proclamavam S. Dumont como o "Pai da aviação" e disseram que eles já voavam desde l903 ??

•     Wilbur Wright apareceu em público. pela primeira vez, em 08 de agosto de 1908 em Le Mans, França, apresentando seu "Flyer" equipado com um motor Francês "Barriquand et Marre" de 30 hp.

•     Quando da lª aparição pública, Wilbur Wright afirmou terem eles voado com motor em 1903, 1904 e 1905, quando pararam suas experiências para vender sua idéia.

•     O telegrafista Alphens Drinkwater que trabalhava nas proximidades de Kity Hawk afirmou ao "The New York Times", conforme sua edição de 02/12/l951, que os Wright voavam planador e só foram voar com motor em 1908.

•     Quando questionados sobre qual o motor que usaram naquela época, disseram ter sido construído por eles mesmos, pesava 110 kg e desenvolvia 11 hp...

•     Santos=Dumont, com 24 hp conseguiu dar alguns saltos. No seu vôo histórico estava equipado com um motor de 50 hp.

•     Em 1916 o Aeroclube dos EUA designou Santos Dumont para ser seu delegado na Conferência Pan Americana de Aeronáutica realizada em Santiago do Chile.

•     A edição número 12, de l939, da revista da National Aeronautic Association publicou um quadro com os recordes da aviação no mundo, até aquela data. Neste quadro Santos=Dumont detém o 1º lugar e os Wright somente o 8º.

•        A National Geographic Magazine numa edição de 1953 publicou uma reportagem onde o Vice-Almirante Emory S. Land informava que, naquela época, vários grupos decidiram construir réplicas da máquina original dos Wright. Todos eles não obtiveram sucesso. Um deles, embora tivesse envolvidos dez engenheiros aeronáuticos norteamericanos, abandonou o projeto pois, simplesmente não-acreditavam que o engenho subisse. Afirmaram eles que para aquela aeronave ter voado, somente o faria com "a lot of horseshoes" ("um monte de cavalos-de-força").

•     Os Wright moravam em Dayton-Ohio mas faziam seus vôos em Kitty Hawk na Carolina do Norte, a 880 quilômetros de distância;

•     Por que os Wright deslocavam-se 880 km para voar? Não seria para ter o auxílio das dunas geradoras de correntes ascendentes?

•     Como querem eles que acreditemos que uma aeronave que pesava 340 kg e possuía baixo rendimento aerodinâmico como todos os aviões da época, usando um motor de 11 hp tracionado por duas hélices de pouca eficiência, pudesse sustentar-se em vôo sem o auxílio das correntes orográficas ?? (vento)

Realmente quando eles voaram foi com um motor bem mais leve e com 30 hp. além de a decolagem ser catapultada. Era mais do que o dobro da potência inicial de 11 hp.

•     Por que até o final da década de trinta os próprios americanos davam a Santos=Dumont a glória de ser o pioneiro ( revista com os recordes, e o convite do Aeroclube ) e depois disto, através de alguns autores, tentam mudar a história, chegando o alemão Paul Karlson a legendar uma foto do l4BIS como: "o avião l4 Bis com que S. Dumont realizou o primeiro vôo público na Europa. Copiado dum modelo Wright, tinha o leme de direção na parte anterior." ?!?

Mais recentemente, o canal Discovery de TV a cabo apresenta filmes do "lº vôo do avião Flyer em Kity Hawk, Carolina do Norte no dia 17 de dezembro de l903" quando os próprios Wright apresentaram corno "única" prova, uma foto de uma cotapultagem? Diga-se de passagem que esta foto só foi divulgada em l908...

•     Porque eles teriam filmado os seus vôos em planador e deixaram de fazê-la quando realizaram a façanha inédita de voar com motor ?

A conclusão eu deixo para os leitores.

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