Alberto Santos=Dumont - O Pai da Aviação

A Competição
Prêmio Archdeacon

Ilustração da época

O Primeiro Vôo do "Mais pesado que o ar"

Todo o conjunto pesava, com o aviador 290Kg. As superfícies eram de seda japonesa, com armações de bambu e junturas de alumínio.   Os cabos dos comandos dos lemes eram de aço de primeira qualidade, do tipo usado por relojoeiros nos grandes relógios das igrejas.

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14-Bis sendo transportado desmontado
Imagem restaurada pelo
Museu Paulista da USP

Notem na foto anterior que o carro a rebocar o 14bis é um "Peugeot 36". Foi o primeiro automóvel a ter seu motor à frente, capô e um volante. Era o supra-sumo da modernidade da época.

Peugeot Modelo 36

Com o objetivo de atrair os Irmãos Wright, o famoso advogado francês Ernest Archdeacon, membro do Aero Clube da França, oferecia uma taça e um prêmio de três mil francos para o piloto que, elevando-se por seus próprios meios, realizasse um percurso mínimo de 25 metros. Os irmãos Wright não se apresentaram para concorrer ao prêmio, que permaneceu em vigor.

Os experimentos eram marcados com antecedência, para evitar quaisquer benefícios deste ou daquele aeronauta.

Escolta da população

Santos=Dumont encontrava-se na última etapa das experiências com o 14bis. Era o momento para tentar a conquista do prêmio

Nacele, ou Barquinha
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No Solo Preparativos
Pose para foto
Pose para foto
Pose para Foto
Pose para Foto

A 21 de agosto de 1906, Santos=Dumont realizou a primeira tentativa de vôo; mal-sucedida, dada a pouca potência do motor do 14bis.

No dia 13 de setembro, Santos=Dumont realizou o primeiro vôo, de 7 ou 13 metros (segundo diferentes versões), que culminou com um pouso violento, no qual a hélice e o trem de pouso foram danificados.

14bis sendo preparado para o vôo

Tendo obtido através do futuro construtor de aviões Louis Bréguet, havia reequipado o 14bis com um motor modificado para 50 HP com a adição de mais um carburador; o hélice passou a girar, em regime pleno, a 1500 rpm.  Também para proporcionar melhor rendimento a aeronave diminuiu-se o peso posterior em cerca de 40 Kg.

Predecolagem
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Preparativos

Com esse avião, Santos=Dumont conseguiu realizar, em 23 de Outubro de 1906, o primeiro "vôo mecânico" do mundo, devidamente homologado,  alcançando a distância de 60m, em vôo nivelado a uma altura que variava entre 2m e 3m com duração de 7 segundos.

Com esse feito, Santos=Dumont arrebatou os 3.000 francos do prêmio Archdeacon, criado em julho de 1906 por Ernest Archdeacon - Francês, nascido em Paris, filho de pais Irlandeses -, premiar o primeiro aeronauta que conseguisse voar por mais de 25 metros em um vôo nivelado.

Com apoio dos mecânicos Em vôo

Portanto, Santos=Dumont havia resolvido o problema do vôo num aparelho mais pesado que o ar: o 14bis realizou uma corrida sobre o  Campo de Bagatelle, desprendeu do solo, voando em linha reta e pousando em seguida, sem qualquer avaria.

Somente não voara um percurso maior, por que a grande multidão, que afluíra ao Campo para assistir a este grande evento, correra em direção ao 14bis, como que extasiada por aquele verdadeiro milagre que acabava de acontecer. Além disso, Santos=Dumont, descrevendo em 1918,  chegou a declarar "Não mantive mais tempo no ar, não por culpa da máquina, mas exclusivamente minha, que perdi a direção".

A 12 de novembro de 1906, estavam a postos Dumont e Bleriot, mas o 14bis surgiu exibindo uma novidade: os "ailerons", pequenas superfícies móveis colocadas nas asas e com o propósito de manter o equilíbrio horizontal do avião. 

Santos=Dumont melhorou ainda mais a performance do 14bis e a sua habilidade em pilotá-lo, ao realizar vários vôos sempre aumentando a distância percorrida. 

Decolagem com Ailerons
Decolagem
Decolagem com Ailerons

Como ficava com as duas mãos ocupadas nos diversos comandos do avião, Santos=Dumont, costurou um "T" de madeira em seu paletó de onde partiam argolas finas ligadas aos cabos de comando que atuavam nos "ailerons". Inclinado o ombro para a direita ele podia comandar o "aileron" esquerdo, e vice-versa, reagindo ambas as superfícies, de maneira coordenada, de acordo com a inclinação do corpo do aviador.

A primeira tentativa foi de Bleriot, porém sua aeronave não conseguiu voar. Talvez tenha até esboçado algum salto, mas todos viram que a aeronave de Bleriot não voou.  Não que Bleriot fosse um fracassado, muito pelo contrário, era um competidor tão talentoso quanto Santos=Dumont.

Os dois eram amigos e existia o respeito e a competição sadia. Talvez se sua aeronave conseguise ultrapassar os 60 metros de distância e altura superior a 1 metro (marcas de Dumont em 23 de setembro de 1906), Bleriot teria sido de fato o primeiro a voar.

Porém a História registra o feito de Santos=Dumont: 2 tentativas iniciais não ultrapassaram a marca de 23 de outubro. Nota: a aeronave conseguiu livrar o solo, porém isto não bastava para a comissão julgadora. As experiências tinham que passar pelo crivo dos julgadores e regras. Não estava envolvido apenas livrar o solo, planar, movimento balístico ou coisas semelhantes. O equipamento deveria voar no sentido estrito da palavra.

Naquela segunda-feira, ao cair da tarde, ele conseguiu voar 220m, a 6m de altura do solo, em 21,2 segundos a uma velocidade média de 41 Km/h.

Veja o que ficou registrado na Ata do Aeroclue da França:

“AEROCLUBE DA FRANÇA
Sociedade de encorajamento à locomoção aérea
PROCESSO VERBAL

      12 de novembro de 1906

      Primeira tentativa – Partida às 10 horas da manhã. O aparelho se eleva antes da linha de partida e percorre em cinco segundos, a 40 centímetros do solo, uma quarentena de metros. O motor gira a 900 voltas.

      Segunda tentativa. – Partida às 10h 25min. O aparelho percorre todo o campo de treinamento, executando dois vôos a pouca distância do solo, o primeiro de 40 metros, e o segundo de aproximadamente 60 metros. O percurso se encerra com uma tentativa de curva em pleno vôo, curva impedida pela proximidade das árvores, depois que um quarto de meia-volta à direita já havia sido efetuado. O eixo da roda de sustentação direita, ligeiramente torcido, foi consertado durante o almoço.
 
      Terceira tentativa - Partida às 4h09min. Dois vôos: o primeiro de 50m; o segundo, cronometrado pelos senhores Surcouf e Besançon, de 82m e 60cm, em 7seg. 1/5, ou 11,47m/s ou, ainda, 41,92km/h. Tentativa de curva para a direita, contida pela barreira do Pólo, quando o aparelho já havia descrito praticamente uma meia-volta.
      Nesta tentativa, Santos Dumont superou oficialmente o seu percurso de 23 de outubro, pelo qual já havia ganho a Taça de Aviação Archdeacon. Todos os trajetos foram executados no mesmo sentido. A partida se fazia na extremidade norte do campo de Bagatelle e a chegada na direção do Pólo.

      O Quarto ensaio foi feito no sentido inverso dos três anteriores. O aviador saiu contra o vento. A partida deu-se às 4h 45min, com o dia já terminando. O aparelho, favorecido pelo vento de proa e também por uma leve inclinação, impulsiona-se quase que imediatamente. Parte loucamente e surpreende os espectadores mais distantes que não se acomodaram a tempo. 
      Para evitar a multidão, Santos Dumont aumenta a incidência e ultrapassa seis metros de altura. Mas no mesmo instante a velocidade diminui. Será que o valente experimentador teve um instante de hesitação? O aparelho parecia menos equilibrado, certamente: ele esboça uma volta para a direita. Santos, sempre admirável por seu sangue-frio e por sua agilidade, corta a ignição e volta ao solo. Mas a asa direita toca o chão antes das rodas e sofre pequenas avarias. Felizmente Santos está ileso e é acolhido impetuosamente pelos assistentes entusiasmados em frenética ovação, enquanto Jacques Fauré carrega em triunfo sobre seus robustos ombros o herói desta admirável proeza.
      O percurso aéreo, medido com exatidão, é de 220 metros em 21segundos, isto é, 10,38 metros por segundo ou 37,358 quilômetros por hora.”

Decolagem
Em Vôo

Conquistara, portanto, o outro prêmio, oferecido pelo Aeroclube de França, conferido "ao primeiro aeroplano que, levantando-se por si só,  fizesse um percurso de 100m com desnivelamento máximo de 10%"

Desta forma, bateu seu recorde de 23 de Outubro. A multidão envolveu o 14bis e Santos=Dumont saiu carregado em triunfo pelo povo que  acorrera ao Campo de Bagatelle. Toda a imprensa mundial noticiou os dois grandes feitos do nosso brasileiro.

Aclamação

Esse marcante acontecimento repercutiu, intensamente, no continente americano, e, no Brasil, sem dúvida, atingiu ao delírio, pois o destino reservara a um brasileiro a honra de ter sido o primeiro a conseguir voar em um aparelho mais pesado que o ar, ou seja, o avião.

Narrativa do Primeiro Vôo 

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