Turismo sustentável - Isso será possível em Santos Dumont?
Por Gustavo Sá Fortes
05/11/2013  às 16:33
Postado 05/11/2013  às 16:33

Numa parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Esportes e Lazer, através da Divisão de Turismo, e Fundação Milton Campos,  aconteceu na última semana, na Câmara Municipal, o Seminário Progressista Turismo Sustentável.

O evento contou com a participação do ex prefeito da cidade de Gramado – RS, Pedro Bertolucci que apresentou o Painel “Turismo Sustentável – Desafios e Mudanças”. Em sua explanação, o ex prefeito fez um breve resumo dos pontos principais de sua administração frente a Prefeitura de Gramado, por 04 mandatos, focando nos desafios de implantar o turismo na região.

Com uma visão moderna e empreendedora de administração, o ex prefeito explicou que todos precisam se unir e trabalhar em conjunto, focando num projeto de desenvolvimento local.  Pedro ressaltou que a cidade de Gramado, hoje  referência no turismo, em qualidade de vida e com boa infraestrutura, não nasceu assim, pronta, e que chegou ao status atual graças a um trabalho de parceria com a comunidade e com os empresários locais.

Para ele, é possível construir uma gestão pública eficiente, mesmo com poucos recursos, com ações começando pelos bairros, onde a população tem mais necessidades, e depois passar para o centro. “A comunidade do bairro deve estar feliz”. Segundo Pedro, durante sua administração, a Prefeitura era “deslocada” para os bairros, nos finais de semana, onde, os representantes dos moradores eram ouvidos em suas reivindicações e elaborados projetos de ação imediata em resposta.

O 2º Painel foi ministrado pelo cientista político da Fundação Milton Campos, José Luciano Dias, que abordou o tema “Turismo Sustentável – Geração de Renda e Agregação de Valor”. Em sua palestra, José Luciano  esclareceu pontos relevantes do setor, focando com bastante profissionalismo a área de turismo. Segundo ele, é possível melhorar a situação econômica de um município através do turismo, que gera emprego e renda.

 

O evento

O evento em si visa iniciar um projeto profissional, visando alavancar o turismo em Santos Dumont.

“Acredito no potencial turístico de nossa cidade, mas só com projetos bem elaborados e a participação da comunidade atingiremos esse objetivo. Essa palestra veio ao encontro de nosso interesse de mobilizar a população e de preparar a cidade para um projeto ambicioso que tencionamos desenvolver na área turística”, afirmou o prefeito de Santos Dumont, Carlos Alberto Ramos de Faria.

Prestigiaram o Seminário, o prefeito Bebeto Faria, o presidente da Câmara José Abud neto, a vice prefeita Luiza Garcia dos Santos, o secretário de Administração Dalton Abud,o chefe de Gabinete Rodrigo Corrêa de Sá,  o secretário de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer, Elmar Batista Moreira, o secretário de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas, Sebastião Cassete, a secretária de Saúde Thaís Moreira e os assessores da área Nathália G.L.Pampanelli e Alexandre Cruz de Oliveira, o chefe da Divisão de Turismo Newton Hermógenes e o assessor de Obras Clésio Santos.

 

FONTE:

- ASCOM PMSD

Comentar
© 1997 - 2014 Todos os direitos reservados a Cabangu Internet LTDA.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.
Desenvolvido em Wordpress por Rodrigo Brandão.