Forte chuva de ontem causa tragédia em Conceição do Formoso na Zona Rural de Santos Dumont
Por Gustavo Sá Fortes
06/02/2013  às 12:37
Postado 06/02/2013  às 12:37

A forte chuva que caiu na noite de ontem (05) provocou uma grande tragédia na localidade de Conceição do Formoso, Zona Rural da cidade de Santos Dumont.

Segundo o departamento de Defesa Civil a chuva na região atingiu o acumulado de 200mm, provocando alagamento e um grave deslizamento de terra na região, atingindo 06 casas.

Ainda de acordo com o departamento municipal, uma senhora de 79 anos de idade, Sr.ª Maria José das Chagas, morreu durante o deslizamento e seu esposo José Eurico das Chagas, de 84 anos, foi resgatado com vida e se encontra em observação no Hospital de Misericórdia de Santos Dumont.

Mais seis casas foram condenadas pela Defesa, sendo que a área mais atingida no Distrito foi a da Rua Trajano Calderaro, próximo ao campo de futebol.

O prefeito municipal de Santos Dumont, Carlos Alberto Ramos de Faria, acompanhado de secretários municipais e funcionários da Prefeitura, foi um dos primeiros a chegar ao local durante o incidente e está dando todo o apoio possível as famílias desabrigadas e as vítimas dessa tragédia.

“Nós deslocamos todo o nosso pessoal e maquinário para o distrito de Conceição do Formoso. O primeiro passo será desobstruir a estrada que dá acesso a localidade. O segundo passo, que já foi determinado por mim aos nossos secretários, principalmente ao de Assistência Social, é dar total apoio as famílias e aos desabrigados. Já enviamos inclusive uma equipe médica ao local. Só depois de verificarmos a situação dos moradores do Distrito é que iremos começar o trabalho de reconstrução de Conceição do Formoso, onde eu estive presente desde ontem, chegando a nossa cidade hoje as quatro e meia da manhã, acompanhando todos os trabalhos de perto.”, informou o prefeito Bebeto Faria.

O prefeito de Santos Dumont declarou ainda que já entrou em contato com o Governo Estadual para informar toda a situação e que em breve deverá receber ajuda para reconstrução de Formoso, ressaltando novamente que a população afetada por esse incidente natural receberá total apoio da nova administração.

Toda a ação de resgate das vítimas e ações de emergência contaram com o apoio fundamental do Corpo de Bombeiros Voluntários de Santos Dumont, com o Corpo de Bombeiros Militares de Juiz de Fora e com a 63ª Cia de Polícia Militar.

Nesse momento, uma equipe da Defesa Civil de Belo Horizonte está no local para averiguar os estragos provocados pela chuva e fazer um relatório geral de toda a situação.

Ao todo, 30 pessoas estão desabrigadas e foram acolhidas por outras famílias da própria comunidade.

As pessoas que quiserem fazer doações de roupas e alimentos, basta procurar a Sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na rua Manoel de Paula, esquina com rua João Gomes.

A comunidade de Conceição do Formoso é um distrito rural pertencente ao município de Santos Dumont.

O principal acesso é realizado pela Rodovia BR-040, já em Santos Dumont, a partir deste ponto percorre-se aproximadamente 32 Km em estrada não pavimentada cruzando as comunidades de Patrimônio da Serra, Usinas, São João da Serra e o extenso vale formosense.

 

 

FONTE/ Foto:

- Defesa Civil de Santos Dumont

- Sebastião Cassete (Fotos)

Comentar
© 1997 - 2014 Todos os direitos reservados a Cabangu Internet LTDA.
Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.
Desenvolvido em Wordpress por Rodrigo Brandão.