Museu de Cabangu

Voltar ] [ Avançar  

 

O PAI DA AVIAÇÃO.

ALBERTO SANTOS DUMONT, FILHO DO ENGENHEIRO HENRIQUE DUMONT E DE FRANCISCA DOS SANTOS, NASCEU NO DIA 20 DE JULHO DE 1873, EM "CABANGU", NO DISTRITO DE JOÃO GOMES( ATUAL SANTOS DUMONT), EM MINAS GERAIS. AOS DEZESSETE ANOS FOI COMPLETAR SEUS ESTUDOS NA FRANÇA, ONDE MANIFESTOU SEU GRANDE INTERESSE PELA AVIAÇÃO.

 

SOMENTE EM 1906, APÓS VÁRIAS EXPERIÊNCIAS, CONSTRUIU O AEROPLANO "14 BIS", NO QUAL REALIZOU O PRIMEIRO VÔO EM 23 DE OUTUBRO, CONQUISTANDO O RECONHECIMENTO MUNDIAL E RECEBENDO INÚMERAS HOMENAGENS. ALÉM DO AVIÃO, TAMBÉM INVENTOU O RELÓGIO DE PULSO, O HANGAR, AS PORTAS DE RODINHAS, O "SALVA-VIDAS" E O HIDROAVIÃO.

EM 1909, SANTOS DUMONT DEIXOU DE VOAR, POIS SUA SAÚDE SE ENCONTRAVA ABALADA APÓS 12 ANOS DE TRABALHO. EM 23 DE JULHO DE 1932, FALECEU NO GUARUJÁ, SÃO PAULO VITIMANDO A PRÓPRIA VIDA.

   

O museu de Cabangu, situado a 16 km do centro da cidade de Santos Dumont é dedicado à memória do Pai da Aviação.

Conserva-se ainda no sítio onde nasceu o menino Alberto Santos Dumont, a casa onde nasceu, objetos pessoais, fotos, e o museu da aviação.

      

O que significa a palavra "CABANGU"? Existem 3 versões: 

* A primeira, um tanto folclórica, vem da transformação da frase "Acabou o angu", usada pelos antigos moradores na época da construção da ferrovia na região, que com o decorrer do tempo transformou-se em CABANGU.

* A segunda, seria um local onde residia, na época da inconfidência mineira, um caboclo que teria como sobre nome "CABANGU".

* A terceira e que hoje para nós tem um sentido muito mais concreto, vem do dicionário tupi-guarani que seria o início da região da Mantiqueira: "CAA(mata)/BANGU(escura).

   

E realmente, pra quem já visitou nossa região, pôde comprovar que vivemos no meio de um vale cercado por matas escuras. Imagens bucólicas e de rara beleza. Talvez seja essa a razão para que a cidade de Santos Dumont seja o berço de grandes gênios na arte de criar.

   

No livro "UMA CIDADE À BEIRA DO CAMINHO NOVO", de Oswaldo Henrique Castello Branco, amigo e conhecedor profundo da vida de Alberto Santos Dumont, você poderá ter informações completas. Desde a chegada do engenheiro Henrique Dumont( pai de Alberto Santos Dumont) trazendo a construção da ferrovia até as últimas notícias de Alberto Santos Dumont, enviadas por ele, da França, através de cartas ao caseiro "JOÃO". Este livro, que detalha a vida do inventor e também o surgimento da cidade de Santos Dumont, você poderá adquiri-lo através da TVMONT que o colocará em contato direto com a Fundação CASA DE CABANGU, hoje sob a responsabilidade da filha do escritor, Mônica Castello Branco.  

MÃE E PAI DO INVENTOR DO AVIÃO "ALBERTO SANTOS DUMONT". 

Francisca de Paula Santos, nascida na cidade de Ouro Preto-MG em junho de 1835. Faleceu na cidade de Porto em Portugal em 22 de junho de 1902.

Dr. Henrique Dumont, nascido na cidade de Diamantina-MG em 20 de julho de 1832. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 30 de agosto de 1892

A SEGUIR VOCÊ VERÁ FOTOS DE DENTRO DA CASA(Fazenda Cabangu) COM IMAGENS DOS PERTENCES PESSOAIS DO INVENTOR! SÃO FOTOS RARAS E GENTILMENTE CEDIDAS PELA FUNDAÇÃO CASA DE CABANGÚ!

 Sala de visitas. 

Na parede fotos dos balões.

 Aparelho de chá e café  usado pela família.

Guarda-roupa pessoal do inventor. 

Cama onde repousava o pequeno grande gênio.  

Bacia p/ lavar pés e rosto.

 

Pertences pessoais e últimas anotações feitas por Alberto Santos Dumont

   Fotos tiradas logo após fazer o mais pesado que o ar voar

EM BREVE VOCÊ VERÁ TRECHOS DAS ÚLTIMAS CARTAS ENVIADAS DA FRANÇA, POR ELE, AO CASEIRO "JOÃO".