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 Agora: Quarta-feira 1 de dezembro de 2010

 a 14 em 3D!
O avião de Santos-Dumont como você nunca viu! modelagem 3D interativo

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biografia


Grande inventor, bem como corajoso, original e elegante na época, Alberto Santos-Dumont está longe de ser um pioneiro da aviação como qualquer outro.

Santos-Dumont:
Pioneiro da aviação, um dândi da Belle Époque.
Por Jacques Alain MARCHAND,
Presidente da Comissão História, Letras e Artes, AECF


Nascido 20 de julho, 1873 em Cabangu (Brasil), ele mostra em sua juventude, um grande interesse em tudo e especialmente para os mecânicos. Entusiasmado pelos romances de Júlio Verne, ele devora as histórias das façanhas dos irmãos Montgolfier, Lilienthal Giffard e outros. Durante uma viagem à França em 1891, ele descobriu novas técnicas modernas de motores de combustão interna que irá provar ser de importância decisiva para suas invenções. A idéia da conquista do ar se apodera dele, confortado pelo subidas feitas na época pelos balonistas. A Expedição André (1896), no Pólo Norte, que termina tragicamente determinada marca.


Santos-Dumont conhece os riscos dessas transferências, mas, apesar do perigo, ele se sente como uma missão: permitir ao homem voar. Sua personalidade forte foi sem dúvida o seu melhor aliado para o sucesso desta missão.
Santos-Dumont é realmente um gênio mecânico, sem ser um engenheiro, ele sabe que as soluções de ensaio mais original, malucos, sem que nenhum dos seus fracassos chega a sua vontade.
Dinheiro também é um dos ativos de Santos. Seu pai, "antigo" rei do café com ele deixou sua fortuna, o Santos não tem, ao contrário de muitos inventores, preocupações financeiras.
Esta facilidade permite-lhe alcançar seus protótipos sem a necessidade de credores e, portanto, depende apenas de si mesmo.
A aventura de Santos-Dumont começou com balões. Depois de algumas subidas, ele projetou seu primeiro balão que tinha construído pela GM. Lachambre e Machuron; iniciadores expedição Andrée.
"Simples e Luz" é o princípio básico de Santos, inerente ao seu próprio peso (50 kg), que lhe permite fazer Brasil ", sua primeira bola, mais leve que nunca fez antes. Mas muito rapidamente, o Santos está se movendo em direção à aeronave.

Simples e leve artes

O caminho está repleto de episódios surpreendentes. Santos não hesitou em usar andas a tomar as suas refeições na mesa e uma cadeira suspensa no teto de seu apartamento na Rue du Colisee, acostume-se! Por medo de desabamento do teto, ele retornou a um menos perigoso: mesa de 3 m de altura em que o criado era muito difícil acesso! Um apreciador até o fim, ele suspendeu o seu triciclo De Dion Bouton de uma árvore no Bois de Boulogne para mostrar que ele não produz vibrações e, portanto, é direito de considerar a utilização de sua aeronave que vem!
Seus ensaios estão conscientes da Paris sensacional. Uma celebridade reforçada por suas boas maneiras e aparência de um dândi que tão logo a figura da sociedade parisiense.
Apesar de sua vida terrena não é conhecida a aventura do sexo feminino: a acreditar que o ar é o seu único amor!

Santos assume o desafio ...

Em outubro de 1898, Santos-Dumont tornou-se um membro ativo do Aero Clube da França, recentemente criado. Além disso, Santos usa para testar seu hangar do dirigível n º 3, construído sobre os fundamentos da AECF St Cloud logo ele chamou de "aeródromo".
Quando Henry Deutsch de la Meurthe oferecer em 1900 um prêmio de 100 000 francos no primeiro dirigível ou máquina voadora que entre maio de 1900 e maio de 1904, vai rodar com a St. Cloud, Torre Eiffel, em meia hora, o Santos está na corrida . Ousado, ele mesmo se oferece para criar um prêmio em seu nome um que recompense o bom desempenho antes de Outubro de 1901, mas sem pressões de tempo. O desafio dá origem a muitas vicissitudes. Em 13 de julho de 1901, quando retornava para St. Cloud após a passagem da Torre, n º 5 Eiffel Santos empalado em uma castanha parque Rothschild!
Um ex-princesa imperial do Brasil, perto da cena do incidente enviou um servo para pedir o piloto a descer da árvore ao lado dele relacionar suas desventuras. Não é removida, o Santos foi para o convite depois, claro, vendo como a gravata e chapéu de palha! O dandismo obrigar!
Duas semanas depois, o Santos não pode impedir que o balão vazio meia para vir bater hotel Trocadero, e encontra-se pendurado por seu cinturão de 25 m de altura! Resgatado pelos bombeiros, ele vai para casa, toma um banho, sem mais delongas controle do dirigível n º 6 e fomos jantar na casa da "Maxim, aplaudido de pé pela platéia!
Finalmente, outubro 19, 1901, Santos vence Deutsch de la Meurthe, mas não sem dificuldade. O percurso é pontilhada com os incidentes, por vezes dramáticas, aos olhos dos parisienses, "Little Santos empreendimentos para a feixes finos de seu n. º 6, quase em um vácuo para verificar seu motor, enquanto o balão desaparece .. .

Aeronauta na alma ...

As "baladas" ou No. 9, um dos aeróstatos última Santos, não deixou nenhuma dúvida que ele trouxe mais satisfação. Vestido na última moda, figurino com vermelho, cinto colarinho e chapéu-coco, Santos usa o balão para ir beber um copo no Bois de Boulogne, ou um café em seu hotel, Washington Street! Ele ainda lamentou ter de procurar a ajuda de dois funcionários para ir para baixo uma vez que, "com a permissão do município", disse ele, "nada seria mais fácil do que construir uma plataforma de aterragem para ornamentais a janela!
Essas fantasias, como a Santos que, tendo liderado as turbas, longe de seu "baladas" em um crepitar alegre!
Então, em novembro de 1903, os Irmãos Wright ocorrer e motorizadas planadores.
longa disputa, os vôos não iniciar a menos que a nova idéia de "mais pesado que o ar." Mas, apesar das provações do francês Ferber, Archdeacon, Blériot e outros Farman Santos-Dumont adere, a idéia de que muito tarde. Em 1905, novamente, ele publicou um artigo prevendo que a aeronave será o futuro da aviação, quer em 30 cruzadores ar do motor e iates para os passageiros aéreos.
Mas uma vez que a conversão começou, o Santos está progredindo rapidamente. Ela desenvolve um novo modelo de avião, um "pato". Mais uma vez, a fantasia é ir! Assim, para testar a estabilidade de seu avião, Santos arrasta um cabo puxado por um burro! Então, balonista no coração, ele suspende sua No. 14, levando a uma espécie de monstro híbrido cujo controle é mais acrobático. E, mesmo despojado da bola para se tornar o "14 bis" Historicamente, o protótipo ainda é um dispositivo perigoso que provavelmente só Santos podem voar!
No entanto, é com este mesmo "14" que o Santos vence, 1 ª 12 de novembro de 1906, o Prêmio Deutsch Archdeacon, graças a um lance de 220 m controlada pelo CASL.
Em 1907, o Santos criou o "Demoiselle", ou n º 19, certamente o mais bem sucedido e mais famoso da época. Anti tese do "14 Bis", o aparelho, que combina simplicidade e leveza aplica os princípios caros a Santos desde a sua criação. Em primeiro lugar entre as suas preferências, a moça é uma de suas últimas criações.

Um muito elegante dandy

Destinado, não o lucro, mas progresso técnico, gerador, de acordo com ele, a felicidade, o Santos gastou muito. Adicionado a sua generosidade (ele, por exemplo, distribuiu aos funcionários o dinheiro do prêmio Deutsch), sua paixão cara finalmente fez a sua situação muito menos próspera. Doente por um longo tempo, ele se aposentou no Brasil. Ele será lembrado como um inventor brilhante, que superou todas as falhas para perseguir o sonho de Ícaro que todo homem carrega dentro de si.

3 de dezembro de 1928. Santos-Dumont brasileira multidão aclamado
após a sua chegada no Rio de Janeiro.




Cronologia de um peãor


187320 de julho de nascimento de Alberto Cabangu (MG), agora rebatizada como "Santos Dumont"
1892Ele se mudou para Paris para prosseguir os seus estudos.
1897Santos diz "Andree no Pólo Norte em um balão" de Lachambre e Machuron que transcende o seu interesse em balões.
1898 23 de março, ele fez seu primeiro vôo como um piloto com Machuron.
04 de julho, o roubo de "Brasil", a primeira bola de Santos-Dumont.
20 de setembro de vôo da aeronave 1.
189911 de maio, n º vôo 2, projetado sobre as árvores por um vendaval.
13 de novembro de voo n º 3.
190019 de setembro, n º 4 de voo antes de os delegados do Aero Clube da França. O Santos venceu o Prêmio de Incentivo ao CASL.
190112 de julho de voo do N º 5 a Longchamp Puteaux, com um pouso forçado nos jardins do Trocadero.
19 de outubro, n º 6 de vôo.
04 de novembro, Santos aceita o prêmio Deutsch de la Meurthe.
190223 de janeiro reunião com a imperatriz Eugénie, em Mônaco.
13 de fevereiro de No.6 naufragou ao largo da costa de Mônaco.
Dezembro 7 vôo.
1903De Janeiro, Santos planeja construir o dirigível n º 10, um ônibus pode transportar 12 passageiros.
14 de julho, n º 9 de vôo, "Ballads" dirigível preferido Santos.
1904Santos publica "no ar"
17 de junho, entrou no n º 7, em Nova York para a Exposição Internacional de St. Louis.
1905 Agosto, n º teste 14 e tentativa de construir um helicóptero caiu 23 de julho de 1906.

1906

Julho,
os testes de "14"
13 de setembro de Santos de 10 m com o termo "14"
23 de outubro, ele ganhou a Copa do Archdeacon por 60m de navegação
12 de novembro, ele produziu os primeiros registros do que registrou um vôo de 220 m
190722 de março de testar o n º 15 e fazer um controle deslizante para hidroavião.
18 de junho de vôo # 16.
16 de novembro, os testes n º 19, o "Demoiselle"
1910 Santos decide parar de voar.
1910Reunião com Latham.
1918Santos publica "O Que Eu Vi, O Que Veremos Nós." (o que eu vi, o que vemos). Equel livro ele narra, entre outras coisas, seus vôos com o "14 Bis".
1922Santos, acompanhado por Kapferer, visitar as oficinas Astra.
1924Inauguração do Bois de Boulogne uma estela comemorativa do primeiro vôo de acompanhamento regular.
1926 Ele apelou para a Liga para restringir o uso de veículos aéreos como armas.
1928Santos participou da comemoração no Aero Clube da França, o vigésimo aniversário do loop km.
1929Desastres de um hidroavião, o acolhimento, na baía do Rio, em seu retorno ao Brasil. (14 vítimas)
193223 de julho, muito doente, Santos-Dumont suicida.




Os frutos de sua paixão

O "Brasil"

Fundada em 1898, essa bola é uma das menores já feita no mundo. Com um diâmetro de 6 m, a esfera tem um volume e uma superfície equivalente em números: 113m2 e 113m3. Construído em seda japonesa, a jaqueta pesa apenas 3,5 kg e 14 kg após a abertura em 3 camadas. A rede de algodão pesa 1800g! O pequeno mas bastante espaçoso barquinha, pesa 6 kg. Uma corda guia e um gancho de 8 kg 3 kg completam o equipamento deste pequeno balão cujo peso total foram de 27,5 kg, sem seu equipamento desligado. Devido ao peso reduzido dos Santos (50kg), os 44 "Brasil", cheio de hidrogênio, pode transportar 30kg de lastro. A inauguração aconteceu 04 julho de 1898, no Jardim Zoológico. A subida dura cinco horas, um termo legal para essa pequena bola.
 
O "número 1"

Projetado em 1898, o primeiro dirigível tem algumas muito pequenas, mas que inclui muitas características novas. O envelope do balão, seda cônico cilíndrico do Japão, é de 25m de comprimento com um diâmetro de 3,50 m, para um volume de 180m3. Pela primeira vez, o Santos passou por um sistema de nave de "fraudulentas" costurar bainhas no envelope para manter as linhas. Santos se adapta Dion Bouton triciclo motor refrigerado a ar, acrescentando verticalmente, um cilindro acima do normal cilindro. A potência chega 1ch e peso 30kg e meio. Outra inovação, a equipe do dirigível Santos de uma hélice de metal cheia que gira a 1.200 rpm.
Infelizmente, 18 de setembro de 1898, N ° 1 cai em árvores.
 
O "n º 6"

Após a destruição do n. º 5 ocorreu 08 de agosto de 1901, Santos ordenou n º 6, que fica pronto em 22 dias. Desenvolvimento do precedente, tem um elipsóide envelope simétricos, medindo 33m de comprimento, com um diâmetro de 6 metros e um volume de 622m3. O envelope pesa 120kg. O motor pesa 98 kg sobre ele. seus 4 cilindros são refrigerados por aletas, mas a água cabeçotes de fluxo requer um radiador. A potência chega a 20cv. Santos inovou ao instalar um lastro de 45 litros de água em dois tanques de cobre. Além disso, o propulsor é multiplicado por dez para um.
Os primeiros ensaios ocorrem 06 de setembro e 19 outubro de 1901, Santos vence Deutsch de la Meurthe. É realmente de fazer a viagem de St. Cloud Tour Eiffel - St. Cloud, em 29 minutos e 30 segundos.
 
O "número 9"

Em 1903, Santos cria o menor e mais amado de seu dirigível, apelidado de "baladas". O envelope em forma de ovo, longo, 15,12 m proporciona à câmera uma coisa agradável. O volume chegou a 215m3. A viga reforçada com um comprimento de 7,80 m, recebe a cesta de vime, motor e termina com uma hélice. Na traseira, o Santos tem um longo e poderoso timão. O cilindro do motor Clement-2 dá 3ch poder, com um peso de 12kg. Na roda de ferro fundido, é substituída por uma simples roda de bicicleta. Além disso, o número 9 é claramente assimétrica que garante uma boa estabilidade e permite-lhe perfeitamente obedecer ao leme. passeio de balão Real, o aeronauta costumava ir para o café! Muito prático, o dirigível surge com uma facilidade desconcertante.
 
"N ° 14 bis"


Convertido para a aviação, o avião de Santos projetos altamente original: uma fuselagem longa, que contém por trás da cesta no n º 14 e termina com um motor Antoinette, 8 cilindros em V-24ch. A asa do biplano e células é fixada entre a fuselagem ea barquinha. A curva de casal é a peculiaridade desta ala

as costelas compreende um estabilizador em cima e embaixo. L0M comprimento e uma envergadura de 12 metros, esse avião tem o "pato", ou seja, cauda e lemes anterior. Apegar-se ao envelope do dirigível n º 14 durante os testes iniciais, tornou-se conhecido como "14 bis". Mas por causa de travagem, devido à bola, o Santos renuncia este processo. Liberado de seu balão e com um poderoso motor mais (40 a 50hp), o "14" permite Santos para estabelecer o primeiro registro com o certificado de voo de 220 m, 12 de novembro. (C) Ilustração
 
O "No. 19" ou "dama de honra"



Fundada em 1907, o n. º 19 ou "empregada doméstica" ainda é o menor avião já voou. 8m e uma envergadura de 5,10 m, tem um motor Dutheil e Chalmers com 2 cilindros opostos de 20hp, pesa 22 kg. Este motor é colocado sobre as asas e para a frente, sob as asas, repousando sobre uma armação de 3 rodas contém o banco do piloto.

Em ambos os lados do quadro, é articulada superfície poligonal, usando o leme. Bagatelle julgado em novembro de 1907, n º 19 conseguiu alguns vôos de 200m. Melhorou, tornou-se o n º 20. Em seguida, o "Demoiselles" fazer mais número sucessivo. N ° 19, primeiro avião a ser produzido em massa (por Clement Bayard) também é a última criação do gênio brasileiro.
biografia
 

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