Alberto Santos=Dumont - Uma Homenagem ao Pai da Aviação  

Cronologia de
Alberto Santos= Dumont

 Capa

Novembro/1899 a Junho/1900

O balão dirigível n. º 3 de Santos-Dumont.

Dirigível nº 3

13 NOV - Primeira experiência de Santos=Dumont com o seu balão dirigível nº 3, partindo do Parque de Aerostação de Vaugirard; nessa data Santos=Dumont contornou a Torre Eiffel pela primeira vez ("Dans L'Air").

A forma do balão dirigível n º 3 de Santos=Dumont foi obtida pela revolução de um arco de círculo de 80º graus em torno da sua corda; a comprimento do balão era de 20 metros, o seu diâmetro na seção central era de 7,5 metros e o seu volume era de 500 metros cúbicos.

Por ser mais barato, o balão dirigível nº 3 foi cheio com gás de iluminação, em vez de hidrogênio. Uma haste de bambu, de dez metros de comprimento, servia para a amarração das cordas de sustentação da barquinha com o motor e para a suspensão dos dois cabos-pendentes, um de 60 metros e o outro de 30 metros de comprimento.

O leme de direção, triangular, feito de bambu e recoberto de tela, possuía uma superfície de 7 metros quadrados e ficava instalado entre a quilha de bambu e o invólucro. Um sistema de contrapesos servia para inclinar o balão para a subida ou para a descida.

Nacele dos Dirigíveis nº 1, 2 e 3

O motor do balão dirigível nº 3 era o mesmo motor de dois cilindros, com 4.5 cavalos vapor, anteriormente utilizado no balão dingivel nº 2.

 

O invólucro envernizado com suas válvulas, o sistema de cordas e o leme, juntos, pesavam 90 quilogramas, a barquinha com o motor pesava 75 quilogramas, os dois cabos-pendentes pesavam 20 quilogramas; o lastro levado no balão pesava 105 quilogramas ("Dans L'Air") ("La Locomotion Automobile" - 23 NOV 1899 - Artigo assinado por Emmanuel Aimé)  

20 NOV - Ascensão de Santos=Dumont com o balão dingível n.º 3, tendo descido em Ivry (Charles Dolfuss - "ICARE" n.º 64 Bis)

1900

22 MAR - Inicio da construção do balão dingível n.º 4, de Santos=Dumont("O que eu vi - O que nós veremos").

24 MAR - Criação do "Prêmio Deutsch de La Meurthe", de 100.000 francos, para ser disputado nos anos de 1900, 1901, 1902, 1903 e 1904:

- O vencedor seria o pnmeiro aeronauta que com um balão dingível, fizesse o percurso
Saint Cloud-Torre Eiffel-Saint Cloud (11.000 metros), dentro do prazo de 30 minutos ("Le Journal" - Paris - 21 SET 1900)

Tempestade

Notícia sobre a ascensão aerostática, realizada em 29 de Março de 1900, na qual Santos=Dumont, envolvido numa violenta tempestade, sofreu graves ferimentos no rosto.

 
29 MAR - Ascensão de Santos=Dumont no balão livre "Centauro", partindo de Nice e descendo, no meio de uma violenta tempestade, em Vallouns: o balão foi submetido a um desastroso "arrastamento' ao chegar no solo, tendo o invólucro do Balão se dilacerado de encontro às árvores.

Santos=Dumont sofreu ferimentos profundos no rosto e pequenas escoriações generalizadas ("Le Gaulois" - Paris - 30 MAR 1900) ("Le Courrier de Cannes" - Cannes - 31 MAR 1900)

JUN - Terminação da construção do hangar de Santos=Dumont em Saint Cloud. no Parque de Aerostação do Aeroclube de França - 68. Quai du Pont Carnot, o hangar media 30 metros de comprimento. por 11 de altura e 7 de largura.
Página Anterior
Índice do Assunto

Volta ao Índice