Alberto Santos=Dumont - Uma Homenagem ao Pai da Aviação  

Cronologia de
Alberto Santos= Dumont

 Capa

1832 a 1891

1832

30 JUL - Batizado de Henrique Dumont, pai de Alberto Santos=Dumont, nascido em 20 de julho de 1832 e filho de François Honoré Dumont e de Eufrasie Honorée Dumont. O batizado foi realizado na Freguesia de Santo Antônio de Diamantina, pelo Vigário Sebastião José de Almeida; foram padrinhos Fernando Meirot e D. Ana Legé, esta representada pelo seu procurador Victor Dumont.

O batismo foi registrado na folha 76v do Livro Segundo de Batismos, de Dimantina.

1856

06 SET - Casamento de Henrique Dumont e Francisca de Paula Santos, pais de Alberto Santos=Dumont, na Freguesia de Nossa Senhora do Pilar, da cidade de Ouro Preto; foram testemunhas o Conselheiro Herculano Ferreira Pena, Presidente da Província, e o Dr. Marçal José de Paula Santos ("Velhos Troncos Mineiros" pelo Cônego R. Trindade - volume III).

1872 - Henrique Dumont, pai de Alberto Santos=Dumont, assumiu a empreitada de construir o prolongamento da Estrada de Ferro Central do Brasil, no trecho a partir de João Aires (Palmira). Henrique Dumont transferiu-se com a família da Fazenda Jaguara para o canteiro de obras que instalou no lugar denominado Cabangu.

1873

20 JUL - Nascimento de Alberto Santos=Dumont, em Cabangu, no Município de João Aires, próximo à cidade de Santos=Dumont (antiga Palmira), no Estado de Minas Gerais.

Alberto Santos=Dumont, filho do Engenheiro Henrique Dumont e de D. Francisca de Paula Santos, foi o sexto filho de uma série de oito; os irmãos mais velhos que ele foram:

Henrique; Maria Rosalina, Virgínia, Luiz e Gabriela; as irmãs mais moças que ele foram: Sophia e Francisca.

1877

20 FEV - Batizado de Alberto Santos=Dumont na Paróquia de Santa Teresa, na cidade de Valença, no Estado do Rio de Janeiro; foram padrinhos o seu tio materno José Augusto de Paula Santos e D Maria Eugênia Pinto Coelho da Rocha.

1879 - Henrique Dumont, pai de Alberto Santos=Dumont, transferiu-se com a família para a região de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo e iniciou a organização de uma grande fazenda de plantação de café.

1883-1885 - Alberto Santos=Dumont estudou no colégio "Culto à Ciencia", em Campinas; no Estado de São Paulo.

1888 - Alberto Santos=Dumont, pela primeira vez, viu um balão aerostático, numa feira na cidade de São Paulo ("Dans I'Air").

1889

31 MAR - Inauguração em Paris da Torre Eiffel a qual, anos mais tarde, passou a ser um marco para o concurso do "Prêmio Deutsch da La Meurthe".

1891

ABR - Primeira ida à Europa, no vapor "Elbe", de Alberto Santos=Dumont com a família ("Dans I'Air)

NOV - Alberto Santos=Dumont, na véspera de partir de regresso para o Brasil viu, pela primeira vez, no Palácio da Indústria, em Paris, um motor a petróleo funcionando ("O que eu vi - o que nós veremos").

NOV - Alberto Santos=Dumont regressou com a família, da Europa para o Brasil, no vapor "Portugal"; ficaram residindo na rua Helvetia, na cidade de São Paulo.
Página Anterior
Índice do Assunto

Volta ao Índice